Expectativa de vida do brasileiro aumenta, diz IBGE

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a expectativa de vida do brasileiro teve um aumento, no entanto a diferença entre homens e mulheres continuou a mesma.

Segundo os dados, em 2014 a expectativa de vida era de 75,2 anos. Em 2015 esse número aumento 3 meses e 14 dias, chegando a 75,5 anos. De 1940 a 2015 a expectativa de vida no Brasil aumentou em 30 anos – era de 45 anos e meio e passou a ser de 75,5 anos.

Os fatores que influenciaram esse aumento foram vários, entre eles: o crescimento econômico do país, acesso a água tratada e esgoto, aumento do consumo, entre outros.

Apesar do aumento drástico, um novo estudo publicado na revista ProceedingsoftheNationalAcademyofSciences, mostra que a diferença entre a longevidade de homens e mulheres quase não diminuiu. De acordo com o estudo, atualmente as brasileiras vivem em média 79 anos, já os homens que vivem em média 72 anos. Essa diferença é a mesma registrada em 1991 quando a expectativa de vida da população em geral era de 9,5 anos menor.

 

Previdência Social