Estudantes que não fizeram Enade precisam justificar ausência

Os estudantes de ensino superior que estão concluindo seus cursos e não realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e/ou não responderam ao Questionário do Estudante precisam justificar a ausência.

Este ano, a prova foi realizada no dia 24 de novembro, mas cerca de 6% dos participantes não responderam ao questionário.

Nesse caso, de acordo com o edital da prova, publicado no Diário Oficial da União, em 5 de junho de 2019, existem diversos critérios para o deferimento de dispensa de prova e, na maioria dos casos, devem ser feitas por iniciativa do estudante.

A solicitação de dispensa é feita pelo próprio estudante em situações de acidente, assalto, casamento, maternidade, paternidade, entre outros listados no edital.

Em caso de deferimento do pedido, cabe recurso no Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que deve ser feito pelo sistema Enade.

O Enade identifica a qualidade dos cursos superiores presenciais e EAD, através do desempenho dos estudantes do ensino superior em seus respectivos cursos. Além disso, a nota é convertida em média para o curso de graduação. 

 

*Com informações Agência Brasil

Previdência Social