Estimativas do Banco Central para a inflação caem

As estimativas oficiais para a inflação feitas pelo Banco Central caíram novamente. As projeções do chamado “cenário de referência” indicam inflação de 3,8% para 2017. Essa expectativa consta da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. No encontro anterior, a previsão para o índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) em 2017 era de 4%. Para 2018, a expectativa também caiu e passou de 3,4% para 3,3%.
A estimativa foi feita com base na premissa de que as taxas de juros e câmbio permanecerão inalteradas. Segundo o Banco Central, a expectativa foi construída com base na manutenção do juro em 13% do ano e na taxa de câmbio em R$ 3,10. O texto divulgado nesta quinta-feira (02) explica as projeções com taxas de juros e câmbio inalteradas e não usa a expressão “cenário de referência”.
O Comitê de Política Monetária  (Copom) afirmou que a eventual aceleração no ritmo de corte de juros depende de aspectos como a evolução da atividade econômica, além de temas estruturais. A avaliação também consta da ata da recente reunião do colegiado que foi divulgada nesta quinta-feira (02).

Previdência Social