Esther Dweck: reajuste a servidores federais será retroativo após LOA

Na última quarta-feira (5/2), a ministra Esther Dweck, da Gestão, Inovação e Serviços Públicos, participou do programa “Bom Dia Ministra”, onde abordou temas importantes para o serviço público. Ela explicou que o reajuste salarial dos servidores será retroativo a janeiro, mas depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), com previsão de pagamento até abril, caso sancionada até 15 de março.

A ministra também falou sobre o Concurso Público Nacional Unificado, com lançamento do edital previsto para o final do primeiro trimestre. A prova poderá ocorrer em agosto, dependendo do prazo. Para os cargos de nível médio, a homologação será rápida, com convocações iniciando entre março e abril.

Em relação às estatais, Dweck esclareceu que, embora algumas mostrem déficits fiscais, continuam lucrativas e não precisarão de aportes do Tesouro Nacional. Por fim, a ministra comentou sobre a nova Carteira de Identidade Nacional, que trará mais segurança e praticidade aos cidadãos, reunindo informações em um único documento digital.

Previdência Social