Estados aprovam próprias reformas para aposentadoria de servidores 

Ao todo 6 estados já aprovaram projetos que alteram as aposentadorias dos servidores

 

Os governos estaduais decidiram tomar a dianteira na condução da reforma de seus sistemas de previdência. Em seis estados, as respectivas assembleias legislativas já aprovaram projetos que alteram as aposentadorias dos servidores locais: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Mato Grosso do Sul. 

Outros 18 estados mandaram ou pretendem enviar aos legislativos locais textos próprios que alterem pontos específicos da legislação previdenciária. O estado de Rondônia é o único estado que rejeita alterar as regras para aposentadoria, segundo a secretaria de comunicação local. 

Por ora, apenas Distrito Federal e Bahia ainda avaliam se vão enviar as propostas, há mudanças consideradas brandas, que apenas alteram as alíquotas de contribuição e criam fundos de previdência complementar para os servidores.

Há uma possibilidade de reinclusão desses entes federativos na reforma, via a chamada PEC Paralela, que já foi aprovada pelo Senado. O texto, porém, tramita a passos lentos na Câmara, o que preocupa os governadores.

 

*Com informações G1 

 

Previdência Social