Especialistas veem riscos no fim da perícia online

Na semana passada, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalizou as perícias online para concessão de auxílio-doença.

Agora, o segurado que estiver com alguma doença que o incapacite para trabalhar terá que se deslocar até uma agência da Previdência Social para realizar atendimento presencial com o perito.

Para especialistas, ainda no período de pandemia, o fim dessa perícia online pode trazer riscos para os segurados que dependem desse atendimento.

Para o advogado previdenciário João Badari, sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, o governo federal deveria ter mantido a perícia online pelo menos até grande parte da população estar vacinada: “O retorno da perícia presencial vai tirar as pessoas de casa, que, para ir às agências, muitas vezes, terão que entrar no transporte público e correr o risco de contaminação.

O serviço de perícia online deveria ter durado até 31 deste mês, mas o fim foi antecipado.

Vale lembrar que, para realizar o agendamento presencial, é necessário ligar pelo telefone 135 ou fazer pelo aplicativo Meu INSS, onde será possível escolher data, hora e local da perícia. A lista de agências está disponível no site do órgão, no link https://covid.inss.gov.br/.

*Fonte: O DIA/RJ

Previdência Social