Especialistas criticam reforma durante debate no Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado realizou, nesta sexta-feira (13), mais uma audiência pública para debater a reforma da Previdência. Com esse objetivo, recebeu representantes sindicais e especialistas que criticaram a proposta e destacaram que ainda há tempo de lutar para que os senadores não aprovem o texto atual.

De acordo com o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), César Roxo, o governo levanta premissas verdadeiras sobre os problemas do país, mas as conclusões são falsas. Ainda segundo ele, as receitas passaram a ser menores do que as despesas a partir de 2014, mas o problema não foi o aumento das despesas, e sim a redução das receitas.

“O governo não fala, mas se nós olharmos as contas da seguridade social, vamos verificar ali que as receitas da seguridade social são maiores que as despesas ao longo dos anos, só muda a partir da crise em 2014”, afirmou.

Para o consultor legislativo do Senado, Luiz Alberto dos Santos, é errada a forma como tem sido veiculada na mídia a reforma. Santos alerta que as informações divulgadas não são verdadeiras e a grande mídia não dá espaço para a crítica ao projeto.

 “Eu mesmo tive a oportunidade, em julho, de escrever um artigo em parceria com o economista Paulo Kliass, que esteve na Comissão de Justiça, em parceria com o Dr. José Pires da Mota Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Previdência Social, contestando os economistas que defendem a reforma da Previdência. Enviei o artigo para o jornal Valor Econômico, para O Estado de S. Paulo, e não quiseram publicar. Foi publicado no [site] Congresso em Foco, publicado pelo DIAP, mas a grande imprensa não quis publicar, porque não convém” lamentou.

 

Previdência Social