eSocial deve ser prorrogado

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), alerta que o eSocial deve entrar em vigor somente no segundo semestre de 2017.

De acordo com a entidade, que integra o Grupo de Trabalho Confederativo (GTC) e acompanha de perto a implantação do sistema, o calendário de testes sofreu atraso e inviabilizou a operação em setembro deste ano.

Segundo o presidente da Fenacon, Mário Berti, a prorrogação é positiva e vai contribuir para o aperfeiçoamento do sistema e a definição do layout. “O GTC trabalha para implantar o eSocial com tranquilidade, de forma planejada e eficiente. E o mais importante, leva em conta as sugestões e soluções propostas pelas entidades e empresas”.

O GTC coordenado pelo Ministério do Trabalho (MT) acordou ainda a mudança do ano-base utilizado na construção do cronograma. A pedido da Fenacon, o ano-base passará a ser 2015 e não mais 2014.

O eSocial é um projeto do governo federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação a seus empregados. A ferramenta possibilita ainda o recolhimento unificado dos tributos e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os empregadores domésticos.

Previdência Social