Escola virtual do INSS oferece cursos gratuitos a sociedade

O objetivo da escola é informar a sociedade sobre seus direitos previdenciários

Byanca Guariz

A busca pelos direitos tornou-se cada dia mais essencial para os brasileiros. Como todos os cidadãos que buscam por informações, em matérias previdenciárias, a complexidade é ainda maior.

Beneficiários, segurados e servidores da Previdência possuem pouco entendimento sobre seus direitos previdenciários e por isso o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS (CFAI) atua na qualificação dos servidores do instituto, como ainda na disseminação de conhecimentos previdenciários para a sociedade, através de cursos gratuitos.

A Coordenação de Relacionamento com a Sociedade (COORDS) é responsável pelo Programa de Educação Previdenciária (PEP) que tem a finalidade de informar a sociedade sobre seus direitos previdenciários.

A escola 

O Centro de Informação foi instituído pelo Decreto nº 7.556 de 24 de agosto de 2011, vinculado à Presidência do INSS e por delega

ção de competência vinculado a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Evidenciando a necessidade de construção de uma proposta educativa, voltada à formação, ao desenvolvimento, ao aperfeiçoamento dos servidores e a disseminação dos conhecimentos previdenciários.

Foi construído considerando o histórico do instituto, e, mais especificamente sua trajetória educacional.

Neste contexto o CFAI estabelece a unificação da Educação Continuada e a Educação Previdenciária, tendo como eixo o cuidado com a gestão do processo educacional, pautado na formação de pessoas e na responsabilidade com a sociedade.

Cursos disponíveis 

Entre os cursos disponíveis pelo CFAI estão, o Educação Previdenciária para Empresas (que tem como objetivo formar profissionais que atuam na área de Gestão de Pessoas, para aprender e aplicar o conhecimento previdenciário na empresa); Curso de Educação Previdenciária para Professores (com o objetivo de capacitar educadores da rede de ensino e visa disseminar direitos e deveres previdenciários para o cidadão) entre outros.

Aquele que deseja mais informações sobre os cursos e queira se cadastrar em algum, basta acessar a página, realizar um cadastro e acessar a lista completa, que se encontra disponível através do endereço:

http://escolavirtual2.previdencia.gov.br/login/index.php

Através do endereço o cidadão pode ver quais os cursos já encerrados, os que estão em andamento e as próximas ofertas.

Previdência Social