Enchentes no RS: governo federal abre crédito extraordinário de R$ 12,2 bilhões para o estado

Por meio da Medida Provisória n° 1.218/2024, o governo federal abriu um crédito extraordinário de R$ 12.179.438.240,00 para que órgãos governamentais possam executar ações para atender os municípios afetados pelas fortes enchentes no Rio Grande do Sul.

Os valores serão destinados para medidas de apoio à segurança alimentar, abrigamento e parcela extra do Sistema Único de Assistência Social (Suas), parcelas extras do seguro-desemprego, serviços para a saúde primária, especializada e vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e a contratação temporária de profissionais.

Parte dos valores também serão utilizados para compra e equalização de 100 mil toneladas de arroz, uma vez que as chuvas afetaram severamente a produção do alimento na região.

“A publicação da Medida Provisória de abertura de crédito dá cumprimento à determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o governo não medir esforços e se empenhar de todas as formas possíveis para ajudar a população gaúcha a se recuperar e a reconstruir as cidades”, afirmou o Ministério da Casa Civil, em nota.

Previdência Social