Enap e Secretaria de Governo Digital concluem protótipo do portal gov.br por momentos de vida

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) concluiu o projeto PortalGov.Br por Momentos de Vida, realizado em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, para construir um protótipo do portalgov.br com base em uma nova lógica de organização dos serviços. A ideia foi reunir os serviços que estão ligados a momentos específicos da vida do cidadão para facilitar sua localização no portal.

Assim serviços relacionados ao ingresso no mercado de trabalho estarão agrupados e será possível acessar num mesmo local o link para a emissão de carteira de trabalho, o programa Jovem Aprendiz ou o Emprega Brasil, que auxiliam os cidadãos na busca de um emprego.

Se necessitar de capacitação, poderá acessar o Pronatec, o Progredir e outras alternativas. Da mesma forma, ele terá informações sobre direitos trabalhistas e previdenciários e como requerer auxílio-doença. O objetivo é que estejam disponíveis no mesmo lugar os documentos necessários para usar esses serviços de forma mais intuitiva e fácil.

O novo protótipo foi desenvolvido ao longo de 18 oficinas online com a Enap, representantes da Secretaria de Governo Digital e consultores/especialistas. Eles mapearam portais de países como a Dinamarca, Argentina, Finlândia, Austrália e Reino Unido, para verificar como eles organizam seus conteúdos, respondem aos usuários, tipo de ajuda oferecida aos visitantes, facilidade de navegar e ferramentas de buscas que adotam.

Atualmente um total de 3.600 serviços digitalizados são oferecidos à população. 

*Com informações, Enap

Previdência Social