Empréstimo para servidores: como funciona?

Os servidores públicos possuem à sua disposição vantagens na hora de buscar crédito, tanto em bancos tradicionais quanto nas instituições financeiras — o empréstimo oferece dinheiro de forma ágil e menos burocratizada.

Com a modernização das práticas, devido aos avanços tecnológicos do setor financeiro, diversas instituições aperfeiçoaram suas soluções em crédito para servidores públicos. Dessa forma, elas ampliam suas prateleiras de produtos e serviços e aumentam a concorrência.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito muito utilizada pelos brasileiros e tem como principal característica o desconto das parcelas feito diretamente na folha de pagamento. Dessa maneira, o banco tem a garantia do pagamento do valor emprestado, pois o risco de inadimplência é menor.

A taxa de juros do consignado para funcionário público é simples e baixa, e o prazo para quitação é bom. Embora seus encargos sejam mais vantajosos em relação a outras modalidades de crédito, é preciso estar atento ao Custo Efetivo Total (CET), que é a soma de todos os valores da operação, incluindo juros, encargos e taxas.

É possível contratar um empréstimo para funcionário público de até 96 meses. Mas, ainda que o tempo para pagar seja estendido e reduza aparentemente o valor das parcelas, é importante fazer um planejamento financeiro adequado para evitar o endividamento a longo prazo.

Tipos de empréstimos consignados

Existem muitas possibilidades de empréstimo, que contemplam vários tipos de prestadores, como servidores públicos federais, estaduais, municipais e militares das Forças Armadas.

A diversidade de oportunidades de empréstimo para funcionário público estadual, municipal ou federal é uma vantagem. Mas é preciso estar atento na hora da pesquisa para escolher a modalidade ideal.

O servidor que precisa fazer um empréstimo pode contar com diferentes tipos de produtos. Os empréstimos exclusivos para servidores têm características especiais e distintas caso a caso. São eles:

Empréstimo novo

Nesse tipo de empréstimo, o funcionário pode pedir um crédito que será analisado. Muito provavelmente as condições para ele serão aprovadas rapidamente e com ótimos prazos e juros.

Refinanciamento de crédito

Ao refinanciar o crédito que já foi concedido anteriormente, o saldo a ser pago é quitado e a diferença restante é paga com um novo parcelamento. Isso pode ser feito com as mesmas parcelas anteriores, com um prazo maior.

Portabilidade de crédito

Para solicitar a portabilidade, o cliente deve entrar em contato com o banco de interesse e avisar a instituição de origem. Ele pode transferir seu empréstimo para outro local que apresente melhores condições de juros e parcelas. Normalmente, o primeiro banco tende a fazer uma contraproposta para “segurar” o servidor.

Cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado se parece com os cartões comuns, mas esse é exclusivo para servidores públicos, aposentados e pensionistas. Seu valor gasto é descontado diretamente na folha de pagamento, assim como o empréstimo consignado.

Para todos esses tipos de empréstimo destinados aos funcionários públicos, há condições melhores do que uma linha de crédito comum. No entanto, é preciso analisar qual será a mais viável dentro do planejamento financeiro de cada pessoa.

*Com informações, Bx Blue

Previdência Social