Empréstimo consignado com Auxílio Brasil: entenda as regras

Quem tem direito ao Auxílio Brasil poderá fazer empréstimo consignado com desconto direto na fonte. Em razão de as parcelas serem descontadas diretamente da folha de pagamentos, os bancos têm a garantia de que as prestações serão pagas em dia.

Até então, somente aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos podiam usar esse serviço. Mas uma medida provisória do governo autorizou a concessão deste tipo de empréstimo, também, aos beneficiários de programas sociais.

A nova portaria define que o número máximo de parcelas será 24. E, de acordo com o Ministério da Cidadania, a taxa de juros não poderá ser superior a 3,5% ao mês. Mas é o banco quem vai estabelecer a taxa – desde que seja abaixo dessa porcentagem.

Segundo as regras, caso o benefício seja cancelado, o empréstimo não será cancelado. Isso quer dizer que, mesmo se deixar de receber o Auxílio Brasil, o beneficiário precisa pagar todos os meses do empréstimo até o final do prazo do contrato, depositando na sua conta o valor da parcela.

Como a parcela do empréstimo é descontada direto do valor do benefício, isso também dificulta para o beneficiário que quiser renegociar a dívida. O que será possível é portar esse empréstimo para outro banco, que oferecer condições mais vantajosas.

*Com informações do portal G1.

Previdência Social