Em meio à crise contratação de idosos aumenta

O número de empregados com idade acima de 65 anos aumentou 12,54% em 2015, comparando com o ano de 2014. Ao todo, são 6.433 mil pessoas nesta faixa etária em atividade.

Uma pesquisa realizada pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais/2015) apontou que a contratação de jovens entre 15 e 17 anos teve uma queda de 19,67% em 2015, comparado com ano de 2014, em compensação, aumento a quantidade de pessoas mais velhas inseridas no mercado de trabalho.

Para a economista Veneranda Acosta, o retorno de idosos às atividades ocorre em razão da qualificação e a baixa remuneração, pois segundo ela afirmou, muitos trabalham sob o regime de contratação indireta, o que implica em menos encargos para as empresas.

“Esse retorno dos idosos ao mercado de trabalho é flutuante, depende da situação da economia do país. Quando aumenta o desemprego ou a renda diminui, a tendência é que eles retornem”, destacou a economista.

A Rais 2015 revelou também que os profissionais com idade acima de 30 anos foram os mais procurados nos processos seletivos em Mato Grosso, enquanto as vagas ocupadas pelos jovens, entre 15 e 29 anos, foram as mais extintas.

Previdência Social