Em 50 anos Brasil gastará com a Previdência 20% do PIB

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) mostra que diante da tendência de envelhecimento da população brasileira e da cifra já elevada do gasto com aposentadorias e pensões, dentro de menos de 50 anos o Brasil gastará, somente com a Previdência Social, o equivalente a 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Este patamar será atingido em 2060.  Os dados foram divulgados com exclusividade pelo jornal O Globo.

Em 2015, a despesa com aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais (pagos a idosos e deficientes) atingiu R$ 583,3 bi, somando trabalhadores do setor privado e funcionários públicos.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, Rogerio Nagamine e Graziela Ansiliero, a trajetória da despesa com Previdência, sem reforma é insustentável a médio e longo prazo.

Dados do estudo mostram ainda, que a população entre 15 e 64 anos, na qual se concentram os contribuintes da Previdência, será menor em 2060. Enquanto isso, a de 65 anos ou mais chegará nesse prazo como o triplo da atual.

O pesquisador ressaltou, a evolução dos contribuintes, que hoje está em torno de dois para cada beneficiário. “Sem reforma, chegaremos em 2060 com mais beneficiários do que contribuintes”, disse.

 

Previdência Social