Eleições 2020: propostas para adiar processo eleitoral avançam

Propostas legislativas destacam que o momento atual pede por união

 

O número de propostas que visam adiar as eleições de 2020, têm ganhado força entre os senadores. As medidas estão em estudo devido a pandemia do Covid-19. 

Uma das propostas é a do líder do PSL, senador Major Olimpio (PSL-SP), que defende a unificação dos pleitos federais, estaduais e municipais, evitando-se os gastos com as campanhas eleitorais deste ano. A economia esperada, segundo o senador, seria de até R$ 1,5 bi, além dos recursos do fundo eleitoral, que não seriam utilizados.  

Ainda com o intuito de evitar que o processo eleitoral ocorra, Major Olimpio enviou um ofício ao TSE solicitando o adiamento. Para o senador, o momento atual pede por união. 

Além da proposta citada acima, o senador Elmano Ferrer (Podemos-PI) disse estar reunindo esforços para a viabilização de outra PEC, de sua autoria, também com vistas de realização das eleições em 2022.

 

O que pensam? 

O senador Lasier Martins (Podemos-RS), é favorável as medidas em estudo. Mas, demonstra preocupação em relação a possibilidade de contestações das PEC’s. Ele cita como exemplo, municípios brasileiros, onde a população espera por troca de prefeito, por terem frustradas as suas expectativas. 

Além das propostas em estudo, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR)) chegou a lançar enquete no Twitter para obter a opinião dos internautas sobre a transferência do pleito.

 Das 4.043 pessoas que participaram da pesquisa, 65.9% concordaram que as eleições de 2020 devem ser adiadas. Os 34.1% restantes discordaram da medida. 

 Fonte: Agência Senado

 

Previdência Social