Eleição no Senado detonou o plano de demissão de moro

A presença do ministro Sergio Moro no governo do capitão esteve por um fio. O anunciado apoio do poderoso ministro da Economia, Paulo Guedes, ao senador Renan Calheiros, colocou Sergio Moro, a Lavajato, as leis que o Congresso precisa aprovar para o combate a corrupção contra a parede. Tudo porque Renan prometeu aprovar a reforma da previdência.  Se Renan tivesse sido eleito, Brumadinho II, só restaria a Moro demitir-se do Ministério da Justiça. Um sentimento de horror varreu o país, no rastro do desastre de Brumadinho.

Claro que o plano de Renan incluía ainda a anistia aos condenados pela Lavajato, a libertação de Lula, e a negação do movimento que pôs o capitão no Planalto e seu governo estaria comprometido. Renan teve apoio ostensivo do ministro Dias Tofoli, presidente do Supremo, que decidiu que a votação do Senado fosse fechada, como queria Renan. Ele que proclamara que o Legislativo, humilhando seu colega Marco Aurelio Melo, decidiria sobre sua forma de agir! A decisão foi tomada de madrugada, lembrando o encontro de Temer nos porões do Jaburu com os donos da JBS.

Não combinaram com os russos e um egresso do “baixo clero”, o obscuro e desconhecido Davi Samuel Alcolumbre Tobelem, Davi Alcolumbre, surpreendeu Brasília, após o grito de Canalha! Canalha! Uma vitória que impediu o 5º mandato de Renan como presidente do Senado, interrompeu 16 anos em que seu grupo político presidiu o Senado, e frustrou a anistia aos corruptos, assegurou a manutenção da Lavajato e confirmou Sergio Moro no Ministério do capitão.  Mas essa turma ´é brasileira e não vai desistir nunca, com os togados do Supremo, do STJ, dos tribunais dos Estados que clamam por uma vassourada. Davi Alcolumbre em 2012 derrotara o Presidente José Sarney que disputou com ele a reeleição para o Senado, pelo Amapá.;

Registre-se que Davi Alcolumbre teve apoio do ministro Onyx Lorenzzoni, que divergiu de Paulo Guedes também nessa articulação, solidarizando-se com Sergio Moro.

Acrescente-se que a Orcrim perdeu mais uma.


Comunicado

Na medida em que se passam os dias, mais aumenta a pressão sobre a Diretoria da Vale, privatizada e reestatizada pelos “companheiros”. As imagens terríveis do tsunami da barragem ampliam a cobrança de medidas extremas. A Diretoria que adotou medidas após a avalanche se descuidou. Os políticos querem CPI que não resolverá nada. Os homens de toga cobram justiça que não farão. Não custa lembrar que Temer acabou com o DNPM e criou e aparelhou a Agência Nacional de Mineração com o MDB para beneficiar os corruptos. Agora querem fiscalizar as barragens de alto risco…depois da tragédia.

 

Serrote

Nos últimos dias, mais de 500 servidores do INSS pediram as contas e foram embora, aposentados. Nos últimos dois anos, mais de 4 mil. Nenhum foi substituído, apesar das advertências do TCU que elaborou pelo menos três relatórios pedindo com curso público, pesa sobre o INSS a possibilidade de acabar a memória da própria instituição. Com menos de 30 mil servidores, várias agências fechadas, o plano de expansão de agências para municípios com mais de 20 mil habitantes, suspenso, teme-se pelo futuro do INSS. O governo gostaria de acabar com o Instituto muito embora sua clientela esteja presente em cada um dos 5.700 municípios brasileiros. Inacreditável.

 


Mirante

  • O ex senador Paulo Bauer, de Santa Catarina, será o chefe do setor do Gabinete Civil para as relações com o Senado, no lugar do ex deputado Leonardo Quintão que foi tragado pela lama de Brumadinho. A criação do setor do toma lá da cá é uma afronta a projeto político do capitão.
  • O ministro Onyx Lorenzzoni, está aparelhando o toma lá da cá do Gabinete Civil (dezenas de servidores foram nomeados para povoar o setor) para tratar com a Câmara e com o Senado como se deputado e senador gostassem de cafezinho e papo furado. Tais figuras carimbadas querem cargos e verbas. Temer se salvou com cargos e verbas. A operação custou mais de R$ 500 bilhões aos cofres púbicos. Deputados e senadores não querem saber de concluir obras paradas e abandonadas, mas de obras novas que serão iniciadas e jamais terminadas. É a logica de um Congresso perverso.

  • O presidente da Agência Nacional de Mineração, Vitor Hugo Fronner Bica, está na boca do lombo, pois andou usando dinheiro público da Agencia para fins diversos.
  • A revista VEJA há muito deixou de publicar na edição semanal a quantidade de revistas impressas. Peça que se sabe a tiragem caiu de 1,2 milhão para menos de 500 mil. Daí a crise da Editora Abril, já vendida aos simpatizantes do PT e dos Democratas dos Estados Unidos.

  • Quanto a tiragem da ISTOÉ não se tem a menor ideia, mas não deve chegar a 100 mil… Todos os grandes jornais despencaram.

  • Os jornais estão forçando a barra para vender assinaturas digitais, daí o irritante bloqueio dos portais jornalísticos de só abrir conteúdos para assinantes. Os dados de assinaturas digitais são inexpressivos, mesmo porque é grande quantidade de sites informativos que não cobram nada.

  • A Argentina está se preparando para bloquear valores da PVDESA no país, a pedido dos Estados Unidos. Com os Kirchner, a Venezuela deitou e rolou na Argentina.

  • Nicolás Maduro quer entrar na privatização da Refinaria Abreu Lima, no Recife.
  • O Brasil precisa ratificar sua participação como membro-fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII). Com sede em Pequim, na China, o BAII começou a operar em janeiro de 2016 e atualmente conta com 70 membros efetivos e 23 membros em potencial. Em outubro de 2016, o Brasil manifestou vontade de subscrever ações do capital do banco, mas limitações fiscais do governo o obrigaram a reavaliar a participação brasileira. O número inicial de ações subscritas foi reduzido de 31.810 ações (3,18 bilhões de dólares) para 50 ações (5 milhões de dólares). O Brasil pede a prorrogação do prazo para a ratificação do acordo constitutivo do BAII até 30 de junho de 2019.
    O BAII mantém parceria com outras instituições, como o Banco Mundial, o Banco de Desenvolvimento da Ásia, o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento e o Banco Europeu de Desenvolvimento.

 

Central dos Servidores

  • O jornalista Elio Gaspari, pôs os pingos nos “is” da patifaria da Vale em Mariana e Brumadinho, e da patifaria do governo Temer na aprovação do Código Nacional de Mineração e na criação da Agência Nacional de Mineração, com Leonardo Quintão e certamente abanda podre do MDB. Isto com a Vale reestizada pelo PT e PMDB.
  • Embaixador JOÃO PEDRO CORRÊA COSTA, designado substituto eventual do Ministro de Estado das Relações Exteriores, no período de 4 a 8 de fevereiro de 2019.
  • De Washington a visita do capitão para uma rodada de negociações com o Presidente Trump e definir o nome do novo embaixador do Brasil nos EUA.
  • Movimentação EWERTON GIOVANNI DOS SANTOS nomeado Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, JOSÉ CARLOS NADER MOTTA, nomeado Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração da Secretaria-Executiva do Ministério do Meio Ambiente, GABRIEL GODOFREDO FIUZA DE BRAGANÇA, Subsecretário de Regulação e Mercado da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia;
  • O festival de nomeações e demissões do novo governo resultaram até agora em 1.025 portarias do Chefe da Casa Civil e ministros das áreas. 73 portarias do vice-presidente da República, 392 na Casa Civil 129 na Secretaria de Governo e 136 na Secretaria Geral.
  • O ex presidente Temer tem afirmado que tem saudade do fora Temer. Já muita gente tem saudade do Porto de Santos, do cel. Lima cadeirante e de Marcela Temer.
    Cambios no Itamaraty: ANDRÉ VERAS GUIMARÃES é o novo Diretor do Departamento de Segurança e Justiça da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania e BENONI BELLI é o novo Diretor do Departamento de Estados Unidos da América da Secretaria de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas.  Ministro JOSÉ RAPHAEL LOPES MENDES DE AZEREDO, removido da Embaixada do Brasil em Lisboa para a Delegação Permanente do Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), Embaixador LUIZ FELIPE MENDONÇA FILHO, removido da Embaixada do Brasil no Vaticano para a Brasília
  • RICARDO LIÁO é o novo Diretor de Supervisão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras-COAF, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
  • Povoamento da Casa Civil: ISRAEL GONZAGA FERREIRA,  Assessor Especial da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República; LAUDÍVIO ALVARENGA CARVALHO  LAZARO GILVANO DE DEUS SILVA LUIZ HENRIQUE DOS SANTOS MACHADO e MARIA DAS GRAÇAS DE ARAÚJO GOMES, Assessores Especiais da Secretaria Especial para a Câmara dos Deputados; LÍVIA GERVÁSIO BRAGA, para exercer o cargo de Subchefe Adjunta de Políticas Sociais da Subchefia para Assuntos Jurídicos; LUCIANA CORTEZ RORIZ PONTES, para Subchefe Adjunta de Revisão de Atos Normativos da Subchefia para Assuntos Jurídicos; MARCO ANTONIO RASSIER FILHO, para exercer o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro de Estado Chefe da Casa Civil; MARCOS PAULO CARDOSO COELHO DA SILVA e PAULO ROBERTO, Assessores Especiais do Gabinete do Ministro de Estado Chefe da Casa Civil; ORLANDO OLIVEIRA DOS SANTOS, Diretor de Gestão da Informação da Secretaria-Executiva; SILVIO JOSÉ CECCHI, Subchefe Adjunto Executivo da Subchefia de Articulação e Monitoramento; WENDER CAMICO COSTA, para exercer o cargo de Assessor Especial da Subchefia de Ação Governamental.
    Povoamento do Ministério da Economia. Nomeados:   ERIVALDO ALFREDO GOMES, Secretário de Assuntos Econômicos Internacionais da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais ; CARLOS ROBERTO PIO DA COSTA FILHO, Assessor Especial da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais;  LUDMILA VIDIGAL SILVA, Diretora do Departamento de Financiamento ao Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; CARLOS EDUARDO LAMPERT COSTA, Diretor do Departamento de Mercados Internacionais da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; FERNANDO COPPE ALCARAZ, Diretor do Departamento de Estratégia Comercial da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; IGOR NOGUEIRA CALVET, para exercer o cargo de Secretário Especial Adjunto da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, GLENDA BEZERRA LUSTOSA, Assessora Especial da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, FABIANA MAGALHÃES ALMEIDA RODOPOULOS, Diretora de Programa da Secretaria-Executiva;  RAQUEL GONÇALVES COIMBRA FLEXA, Diretora de Gestão Estratégica da Secretaria de Gestão Corporativa da Secretaria-Executiva; ROGÉRIO GABRIEL NOGALHA DE LIMA, Diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Gestão Corporativa da Secretaria-Executiva; VANESSA RODRIGUES MACEDO, Diretora de Programa da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital; JORGE HARGRAVE GONÇALVES DA SILVA, Diretor de Programa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego; JULIO CESAR COSTA PINTO, Diretor de Programa da Secretaria Especial de Fazenda.

Foto: Agência Senado

Simone Nassar Tebet é uma advogada, professora e política brasileira, atualmente Senadora da República pelo estado do Mato Grosso do Sul, eleita pelo MDB, seu primeiro e único partido.


Jb Serra e Gurgel
imprensa.serra@anasps.org.br

Previdência Social