É possível cancelar o empréstimo consignado do INSS?

O empréstimo consignado é uma alternativa exclusiva para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), militares das forças armadas e trabalhadores assalariados que estão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de empresas privadas ou públicas. Essa modalidade de empréstimo é descontada diretamente da folha salarial ou benefício do INSS.

Dessa maneira, é possível pedir o cancelamento do empréstimo consignado do INSS, já que nenhuma instituição financeira pode se negar a realizar a descontinuação do contrato. Porém, vale lembrar que a rescisão não é válida para refinanciamento ou portabilidade de crédito.

A pessoa terá que solicitar o cancelamento em até sete dias corridos após o recebimento do dinheiro. Então, a instituição financeira vai enviar um formulário com os dados de identificação do solicitante e explicando a forma como a quantia será devolvida.

Feito isso, devolva o valor do empréstimo consignado, seguindo as orientações do formulário. Será realizada a desverbalização do contrato pela instituição financeira entre três e seis dias úteis, e será retirado do extrato de empréstimos do consumidor.

*Com informações do portal Seu Crédito

Previdência Social