É permitido receber seguro desemprego e contribuir para o INSS?

Quem recebe seguro-desemprego e pretende contribuir junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para contar o período em que ficou desempregado como tempo de contribuição, necessita ter muito cuidado na hora de fazer o pagamento da contribuição previdenciária.

Em entrevista concedida para o jornal O Dia, a advogada Jeanne Vargas afirma que a pessoa que pagar o INSS como contribuinte individual e não estiver trabalhando por conta própria, o seguro desemprego será suspenso, porque vai ter feito o recolhimento no código errado.

De acordo com a especialista, quando a pessoa paga o INSS como contribuinte individual, está declarando para o INSS que está trabalhando por conta própria, ainda que não esteja. E quem trabalha não tem direito ao seguro desemprego. Então, caso deseja receber seguro e pagar o INSS, faça o recolhimento como contribuinte facultativo. Dessa maneira, o seguro desemprego não será suspenso e o período desempregado poderá ser contado como tempo de contribuição para aposentadoria.

*Com informações do portal O Dia.

Previdência Social