E-mail falso tenta roubar dados cadastrais do SIGEPE

Segundo a SGP-MP a atualização não é feita via e-mail

Um e-mail “assinado” pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão SGP/MP pedindo a “atualização dos dados cadastrais do SIGEPE- Sistema de Gestão de Acesso ao Ministério do Planejamento” tem chegado na caixa de entrada de servidores e pensionistas.

Mas o que poucos sabem é que a mensagem é uma fraude. Os criminosos vêm usando o nome da Secretaria para roubar dados para o uso indevido.

As mensagens que estão sendo encaminhadas iludem o cidadão, na tentativa de obter ilegalmente informações cadastrais. O link https://ssoplanejamentogov.com.br/ que se encontra na correspondência e destina o usuário para um site falso, solicita que a pessoa informe o CPF, senha de acesso, endereço do e-mail de cadastro e senha do e-mail.

Golpes em sistemas eletrônicos têm se tornado cada vez mais frequentes. A criatividade dos criminosos tem superado expectativas, e vem pegando muitas pessoas de surpresa.  E qualquer desatenção pode se tornar suficiente para uma grande dor de cabeça.

Nesses tempos em que tudo se resolve pela internet, a ação dos criminosos parece não ter fim. Servidores e pensionistas devem ficar atentos a fraudes e golpes.

O que diz a Secretária

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão SGP/MP – informa que ao receberem esse e-mail, os usuários devem imediatamente apagar a mensagem. Segundo o órgão, trata-se de uma informação maliciosa com o objetivo de coletar informações pessoais para uso indevido.

A SGP/MP esclarece ainda que não solicita atualização de dados cadastrais via e-mail.

Ao ser procurada pela Anasps para maiores esclarecimentos, a assessoria do Ministério do Planejamento informou em nota que: “O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) esclarece que o sistema é seguro e está em aprimoramento constante quanto a segurança da informação. Procedimentos no sistema permitem rastrear a identificação do usuário que realizou os acessos”.

E acrescentou dizendo que o acesso ao Sigepe é realizado mediante autenticação do usuário no Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC).  “O objetivo é garantir maior segurança para os servidores, aposentados e pensionistas”.   

Mais informações

A assessoria informou ainda que, as pessoas que forem “surpreendidas” e sofrerem desconto, devem procurar a unidade pagadora.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu Órgão ou com a Central de Atendimento do SIPEC (Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal, pelo telefone: 0800 978 9009.

 

 

Previdência Social