É aposentado, mas continua trabalhando? Saiba seus direitos

Byanca Guariz

Depois de anos de trabalho, muitos não veem a hora de chegar a tão sonhada aposentadoria. Afinal, é chegado o momento de curtir, relaxar, viajar sem destino e ter aquele descanso merecido. No entanto, a aposentadoria nem sempre significa a tranquilidade após a vida profissional. Em muitos casos, pedir a aposentadoria nem sempre é sinônimo de deixar o mercado de trabalho.

Dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revelam que pelo menos 21% da população idosa que já se aposentou, continua ativa no mercado de trabalho.

O levantamento revela ainda que, 47% dos aposentados que ainda trabalham estão nesta situação por necessidade financeira.

Você sabia que pessoas que se encaixam nessas condições possuem algumas vantagens?

Buscamos informações que podem te ajudar a entender e saber quais direitos de quem continua no mercado de trabalho. Acompanhe!

  • Vantagem 1:

Sacar todos os meses o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Caso você não saiba, isso acontece porque, ao manter a carteira assinada, o aposentador mantém todos os direitos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

  • Vantagem 2:

O aposentado terá direito ao benefício reajustado pelo INSS, mesmo ganhando o salário da empresa. No caso do reajuste salarial negociado pela categoria, ele também vai receber os valores, como os demais trabalhadores.

  • Vantagem 3:

Pedido de revisão. Caso encontre alguma falha ou diferença no valor de sua aposentadoria, o trabalhador pode solicitar a revisão do benefício. O aposentado tem até dez anos para pedir uma revisão.

  • Vantagem 4:

Além das inúmeras vantagens citadas acima. O aposentado tem direito à vários benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre eles: salário-família; reabilitação profissional.

  • Vantagem 5:

É importante lembrar que, ao continuar na ativa, o aposentado tem direito aos mesmos benefícios dos demais colegas não aposentados, entre esses benefícios está o plano de saúde.

Observação: Mesmo que o aposentado peça demissão, ele pode manter o plano, desde que tenha contribuído com os pagamentos. O tempo em que o aposentado pode manter o plano de saúde depende do período em o convênio foi pago.

*Informações complementares, pesquisa CNDL e SPC Brasil

Previdência Social