Dor nas costas é a principal causa de afastamento no trabalho

No ranking dos auxílios-doença concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a dor nas costas aparece em primeiro lugar. A dor nas costas é considerada a doença que mais afasta no Brasil, por mais de 15 dias. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Trabalho.

Em 2016, cerca de 116.37 pessoas se afastaram do emprego por no mínimo duas semanas. Isso, segundo o Ministério, representa 4,71% dos afastamentos. Já o segundo motivo que mais afastou em 2016 foram as faturas de tornozelo e perna, seguidas de punho e mão.

A coordenadora-geral de Fiscalização e Projetos do Ministério do Trabalho, Viviane Fortes, diz que nessas atividades consideradas mais leves, as dores nas costas são menos evidentes do que na construção civil, por exemplo, porém também são graves. “No comércio a dorsalgia é comum nas pessoas que trabalham como estoquistas, porque elas levantam caixas, fazem movimentos de agachar e levantar e acabam não prestando atenção na postura. Esse mesmo descuido ocorre com quem trabalha em escritório por muito tempo sentado na mesma posição”, explica.

 

Previdência Social