Doe sangue, salve vidas! A Anasps apoia essa causa

Ministério da Saúde trabalha para ampliar o número de doadores regulares 

 

Nesta segunda-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e segundo estatísticas do Ministério da Saúde, a cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas no país. 

A data foi criada por meio de um decreto presidencial, em 1964, para marcar a fundação do primeiro centro de doadores voluntários de sangue no país. No Brasil, aproximadamente 3,3 mi de pessoas são doadoras de sangue, ou seja, 16 a cada mil pessoas doam sangue regularmente.

A Anasps, apoia essa causa. O processo de doação é rápido e seguro. Conheça, converse com alguém que é doador e procure um hemocentro mais próximo. Seu ato pode mudar vidas. 

 

Números 

Até setembro de 2019, 2,4 milhões de bolsas de sangue foram coletadas no Brasil. A quantidade de bolsas de sangue coletadas no mesmo período de 2018 foi igual, 2,4 milhões. Em relação às regiões, o Sudeste foi o que realizou maior número de coletas de janeiro a setembro de 2019, com 1 milhão de bolsas de sangue, seguido pela Região Nordeste (603 mil), Sul (435 mil), Centro-Oeste (211 mil) e Norte (178 mil).

 

Quem pode doar? 

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. O Ministério da Saúde alerta que os menores (entre 16 e 18 anos) que desejam doar, é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

 

Previdência Social