Doação de sangue: um ato de heroísmo

Nesta sexta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, cujo objetivo é incentivar a população a doar sangue e agradecer àqueles que já fizeram a ação. A data ter sido escolhida próxima do fim de ano não foi por acaso: datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Carnaval, feriados prolongados e períodos de férias são aqueles onde há menos estoque nos bancos de sangue.

O sangue de um único doador é capaz de salvar até quatro vidas: pessoas com doenças hematológicas, portadores de câncer e pessoas que serão submetidas a cirurgias de grande porte são apenas alguns dos casos em que o sangue doado é utilizado, além de emergências. Em uma doação, são coletados até 450ml de sangue; pode parecer pouco, mas faz grande diferença para quem precisa.

A doação de sangue não afeta o doador negativamente, já que a recuperação é imediata. Além disso, doar traz benefícios à saúde do próprio doador com a melhora dos níveis de colesterol, diminuição da pressão arterial e menor risco de câncer, além da bateria de exames preliminares que sempre é realizada antes da doação – e que pode indicar a existência de doenças.

De modo geral, pessoas entre 16 e 69 anos de idade, com peso acima de 51 quilos e IMC maior ou igual a 18,5 estão aptas a doar. Outras condições podem ser avaliadas no momento da entrevista. Antes do procedimento, o doador deve dormir por ao menos seis horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não fumar duas horas antes da doação.

Procure o hemocentro mais próximo de você e doe sangue. É um gesto solidário que pode salvar vidas.

*Com informações do G1 e do portal gov.br

 

Previdência Social