Dicas para um coração saudável

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda sete práticas simples para quem quer garantir a saúde do coração. Conheça aqui os hábitos e coloque-os em prática: 

 

  • Não fume

 

O cigarro começa a destruir o DNA do fumante poucos minutos depois que a fumaça é inalada.  

 

  • Faça exercícios 

 

O exercício físico não deve fazer parte da rotina apenas de quem quer entrar em forma. A atividade é um dos itens mais importantes para fazer o corpo funcionar corretamente 

  • Controle o peso 

O excesso de peso é prejudicial à saúde. O ideal é manter o índice de massa corpórea (IMC) entre 20 e 25. A obesidade praticamente dobrou no mundo nos últimos 30 anos, afetando 500 milhões de adultos, a maioria mulheres

 

  • Controle a pressão arterial 

 

Cheque sua pressão com frequência. Quando for ao médico, seja de qualquer especialidade, peça para ele medir sua pressão arterial e fique atento se ela está acima de 12 por 8, o valor considerado normal.

 

  • Faça uma dieta balanceada 

 

Excesso de açúcar, sal ou gordura são os principais vilões de uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada inclui porções de frutas, legumes e verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras.

 

  • Controle o colesterol 

 

No Brasil, 40% da população tem colesterol alto e boa parte não sabe que tem a doença. A gordura ruim presente na circulação sanguínea é proveniente da dieta rica em alimentos com gordura saturada e gordura trans, como os embutidos, cortes gordurosos de carne, margarinas, biscoitos recheados, sorvetes entre outros.

 

  • Controle a glicose 

 

Controlar o índice de glicose é ficar de olho no diabetes. Com esse índice sob a mira, dificilmente a doença pegará você de surpresa.

   

*Com informações Saúde IG e Ministério da Saúde 

Maria Eduarda estagiária sob supervisão de Byanca Guariz 

 

Previdência Social