Dicas Anasps: Dieta detox não é pra qualquer um

Fique atento aos riscos do regime milagroso

 

 

  • O que é?

 

A dieta detox tem por objetivo ajudar o organismo a se livrar de toxinas – que seriam resultados do consumo excessivo de alimentos gordurosos, açucarados e até bebidas alcoólicas – desintoxicando o corpo. 

Sua variedade de cardápio é grande, de alimentos sólidos à sucos, sopas e chás. Todos com a ingestão de frutas, verduras e eliminação de itens considerados uma ameaça à saúde. 

 

  • Ela funciona?

 

A principal promessa da dieta é o emagrecimento rápido. Mas, para muitos especialistas, essa não é a maneira mais correta de driblar a balança. 

Segundo o fisiologista David Heber, presidente do Instituto de Nutrição Herbalife, o peso perdido nos primeiros dias da dieta, são apenas de líquidos, ao retornar à alimentação normal, o peso volta. Resultando assim no chamado efeito sanfona. 

 

  • Quais os riscos à saúde?

 

Os riscos oferecidos estão mais presentes nos cardápios de alimentos líquidos, onde as portas do desequilíbrio de vitaminas e minerais estão abertas. A consulta e acampamento de um médico são imprescindíveis nesses casos. 

Estudos também mostram que dietas a base de sucos não é uma boa escolha para quem quer afastar a diabetes. Eles apresentam menos fibras quando comparados às frutas, o que aumenta o índice glicêmico da bebida – ou seja, o teor de glicose no sangue eleva e a insulina é liberada. Assim, os picos de glicose podem gerar uma resistência à ação do hormônio, aumentando o risco de diabetes. 

 

  • A dieta detox é a melhor para mim?

 

Para fazer uso da dieta na pratica é recomendado consulta em um especialista para certificar de que você é apto a este regime. Além de exames e preparos para poder utilizá-lo. 

Se você é um beneficiário da Anasps, confira os nutricionistas disponíveis no nosso site www.clubeanasps.com.br e aproveite nossos descontos especiais!

 

Sandy Mendes estagiária sob supervisão de Byanca Guariz 

 

Previdência Social