Dicas Anasps: Conheça os nutrientes para melhorar a concentração e o raciocínio

Anasps sempre pensando no seu bem-estar

Você sabia que uma alimentação saudável e em quantidade adequada contribui para o aprendizado? Pesquisas apontam que alguns alimentos melhoram a atividade cerebral e a capacidade cognitiva.

Nesta matéria, a Anasps foi em busca desses alimentos que podem ser grandes aliados do dia a dia e ajudar na concentração e o raciocínio. Investir nos alimentos certos é fundamental para a manutenção da saúde. Outra dica importante é: não pule os horários das refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental.

Confira a seguir quais alimentos devem fazer parte do cardápio:

Ômega-3 – Favorece a comunicação entre neurônios e, assim, melhora a concentração a memória e o aprendizado em geral. Pode ser encontrado em peixes de água salgada como sardinha, arenque e cavala, além das sementes.

Vitaminas do complexo B– ajudam na energia, melhoram a memória e auxiliam na comunicação dos neurônios e no desenvolvimento deles. Está presente principalmente em proteínas animais (carne vermelha, aves e ovos) em leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, e nas sementes, como nozes, castanhas e amêndoas.

Sálvia (chá ou salada) – aumenta o poder de concentração em até três horas.

Açafrão – Inibe a morte de neurônios – no máximo 1 colher de chá por dia (Pode ser usado no arroz).

Ferro – forma a hemoglobina, que oxigena o sangue e o cérebro – fortalecendo a parte metabólica e energética. / Um adolescente com anemia tem fraqueza, indisposição, falta de energia e, inclusive, perda de concentração e de aprendizagem. / Consumir – gema do ovo, feijão, sardinha, carnes escuras do frango e carnes vermelhas, principalmente as vísceras (como fígado).

Nitratos – Alimentos ricos em nitratos aumentam a irrigação do sangue no cérebro e são recomendados para quem desenvolve trabalhos intelectuais. A indicação é consumir beterraba, repolho, espinafre, nabo e aipo.

Colina – aminoácido importante para as células nervosas que ajuda, portanto, a memória e a cognição. Presente na gema do ovo e na soja.

Carboidratos – cereais integrais evitam a sonolência depois do almoço e deixam o estudante mais alerta, isso porque as fibras presentes nos carboidratos integrais ajudam a liberar glicose no organismo aos poucos. A falta de carboidratos prejudica a memorização, a concentração e o aprendizado. A indicação é consumir arroz, pão e macarrão integral, além de aveia.

Cafeína – combate a fadiga mental e ativa o sistema de alerta. Consumir café e chá preto e verde. O chocolate também contém cafeína, além de melhorar o estresse, porque libera endorfina. A indicação é o mais amargo. O excesso de ambos, entretanto, é prejudicial.

Com toda essa rotina em suas mãos, Anasps faz um alerta: cuide bem de si. Quando comemos bem, estamos fortalecendo nosso corpo e colaborando com a prevenção de uma série de doenças e condições.

Previdência Social