Dicas Anasps: Como tomar mais água durante o dia?

A água é fundamental para a saúde e o metabolismo do corpo, ainda que muitas vezes seja tão negligenciada em nosso dia a dia. Sentir sede, já é um sinal de desidratação, um quadro que pode ser agravar com início de infecções. A melhor maneira de evitar a desidratação é transformar o ato de beber água em um hábito corriqueiro.

Se você tem dificuldade em ingerir dois litros de água por dia (o indicado por profissionais da saúde), adote as dicas da Anasps: 

  • Coma mais frutas e verduras 
  • Tome um copo antes das refeições 
  • Beba água com gás e limão
  • Conte com a ajuda dos aplicativos
  • Ande com uma garrafinha
  • Beba água temperada 

A quantidade ideal de água a ser ingerida diariamente depende de vários fatores como a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza, até mesmo o clima e a temperatura do ambiente onde vive. Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente. Outros precisarão de três, quatro litros ou mais, como no caso dos esportistas.

Crianças, gestantes, mães em amamentação e idosos são grupos com mais risco de desidratação. Portanto, devem estar mais atentos à necessidade de hidratação diária, que deve vir predominantemente do consumo de água pura, mas também da água contida nos alimentos, chás e sucos naturais.

O balanço diário de água é controlado por sofisticados sensores localizados no cérebro e em diferentes partes do corpo. Esses sensores provocam sede e nos impulsionam a consumir líquidos sempre que a ingestão de água não for suficiente para repor a água que utilizamos ou eliminamos.

Conforme indica o Guia alimentar para a população brasileira, publicação do Ministério da Saúde, é fundamental atentar-se para os primeiros sinais de sede e satisfazer de pronto a necessidade de água que é sinalizada pelo organismo. E não é saudável substituir a água por alimentos ultra processados, como refrigerantes e bebidas açucaradas. Principalmente as crianças.

 

*Com informações UOL e Saúde Brasil

Maria Eduarda Oliveira, estagiária sob supervisão de Byanca Guariz 

 

Previdência Social