Dicas Anasps: como consumir açúcar de forma equilibrada

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, do percentual de calorias consumidas diariamente, apenas 10% devem ser oriundas de açúcares. Em uma dieta saudável, esse nível de ingestão se restringi a 5%. O ideal é que a pessoa não consuma mais do que 50 gramas da substância por dia.
Comer um docinho é ótimo e gostoso, mas é importante dar atenção à quantidade consumida, especialmente, em relação às fontes alimentares. Veja algumas dicas para consumir açúcar de forma equilibrada no seu dia a dia:
Comer pequenas porções de doces
Doce não é uma refeição feita para matar a fome, com um pouco você já se sente satisfeito;
Escolher quando comer açúcar
Experimente comidas sem o uso de açúcar, e assim sobra espaço para consumir em refeições extras;
Ler os rótulos dos alimentos
Na lista de ingredientes, o açúcar poderá estar descrito de diversas formas diferentes: açúcar cristal/bruto/branco/refinado/mascavo/ de confeiteiro, açúcar invertido, mel, melaço/melado, caldo de cana, glicose, glucose/glucose de milho, frutose, sacarose, dextrose, maltose, xarope de milho, xarope de malte, maltodextrina e néctar. Dê preferência para aqueles alimentos que não contenham esses ingredientes que estão na lista;
Cuidado com os adoçantes
Os adoçantes, por possuírem o sabor doce, poderão não contribuir com a diminuição do consumo de açúcares, pois você continuará estimulando seu paladar para esse sabor.

Previdência Social