Dia das Mães: INSS reconhece amor, dedicação e direitos

No Dia das Mães, é fundamental não esquecermos que nem só de amor e dedicação são necessários para desempenhar esse papel tão importante. Não podemos esquecer os direitos previdenciários que nossas mães possuem em momentos de afastamento do trabalho, com a chegada de um bebê

Com o salário-maternidade, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece suporte financeiro e tranquilidade para que as mães possam cuidar de si mesmas e dos bebês nessa fase inicial da vida.

O salário-maternidade

O salário é concedido às seguradas em casos de nascimento, adoção ou guarda judicial para fins de adoção, ou aborto não criminoso. No caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, a idade limite do(s) filho(s) é de 12 anos. Em casos de natimorto, o benefício é concedido para mulheres que completaram 23 semanas ou mais de gestação. E em casos de aborto não criminoso, a mulher tem direito a um repouso remunerado de 14 dias.

Com duração de 120 dias, o salário-maternidade pode ser solicitado até 28 dias antes do parto, caso a mamãe precise de um afastamento das atividades antes do nascimento da criança. O valor do salário-maternidade corresponde à média dos últimos 12 meses de contribuição ou será fixo de um salário-mínimo para as trabalhadoras rurais.

Previdência Social