Dezembro vermelho, a Anasps apoia essa causa

Cuide-se! Prevenir é um ato de amor…

 

A Assembleia Mundial da Saúde, com o apoio da ONU escolheu o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O objetivo é reforçar a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão a pessoas infectadas pelo vírus. A Anasps apoia essa campanha. 

O símbolo dessa luta é um laço vermelho que remete ao sangue e traz uma ideia de compaixão.

 

Como prevenir? 

Apesar da evolução do tratamento e prevenção, a Aids continua sendo uma preocupação para os brasileiros. Evitar a doença não é fácil, mas pode ser feito com práticas diárias. 

– Use preservativo durante as relações sexuais; 

– Seringas devem ser descartáveis; 

– Use luvas para manipular feridas ou líquidos corporais; 

– Mães que possuem o vírus devem fazer o uso de medicamentos para evitar a transmissão da doença para o filho; 

– Já para aquelas pessoas que são portadoras do vírus o tratamento é feito por medicamento antirretrovirais oferecido pelo SUS. Os remédios combatem o vírus e fortalecem o sistema imunológico, porém não eliminam o vírus do organismo, apenas o controlam. 

O SUS também fornece gratuitamente o teste do HIV e recomenda que seja feito pelo menos 3 vezes ao ano para que, dessa forma, em caso de contaminação, o tratamento seja ajustado. 

 

Dados

Segundo levantamento do Ministério da Saúde cerca de 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Em toda a série histórica, a maior concentração de casos de Aids está entre os jovens, em pessoas de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros.

O Ministério da Saúde tem ampliado as possibilidades de prevenção do HIV/AIDS. Até o fim desse mês a previsão é distribuir 462 milhões de preservativos masculinos, o que representa aumento de 38% em relação ao ano passado, quando foram distribuídos 333,7 milhões de unidades.

Ainda em 2019, está prevista a finalização da entrega de 12,1 milhões de testes rápidos de HIV, fundamentais para o diagnóstico e futuro tratamento das pessoas infectadas.

 

Cuide da sua saúde, faça o teste e previna-se! 

 

 

 

Previdência Social