Desvinculação de benefícios previdenciários do salário mínimo divide opiniões

Um debate promovido ontem (10), pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, dividiu opiniões sobre a desvinculação de benefícios previdenciários do salário mínimo.

Durante o encontro, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) criticou a possibilidade de desvinculação. Para Brasil, milhões de pessoas poderão ser condenadas a miséria a partir da aprovação de uma medida desse tipo.

A deputada afirmou que não é contra a reforma da Previdência, mas acredita que, se idosos receberem menos do que o salário mínimo, poderá ser retirada a dignidade deles. Mas defendeu a revisão do acúmulo dos benefícios previdenciários; o aumento da idade de aposentadoria; e a revisão dos benefícios dos servidores públicos.

Por outro lado, o doutor em Ciência Política, Paulo Tafner, defendeu a desvinculação, com correção dos benefícios pela inflação. Ele observou que o valor do salário mínimo foi triplicado nos últimos 20 anos. Além disso, destacou que o perfil da miséria no Brasil mudou, atingindo principalmente crianças e jovens.

Para mais informações acesse:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/dinamico/ultimasNoticiasAgencia

 

Previdência Social