Desigualdade de renda cresceu e mais ricos ganharam mais na pandemia

Dados do Boletim “Desigualdade nas Metrópoles”, conduzido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em conjunto com outros parceiros, mostrou que a desigualdade de renda aumentou nas metrópoles brasileiras durante a pandemia da covid-19, com todos os segmentos econômicos sofrendo algum tipo de queda no rendimento. Somente os mais ricos tiveram aumento na renda mensal.

O estudo considera a renda individual média domiciliar e retirou do cálculo, rendas que tenham sido complementadas pelo auxílio emergencial ou pelo Bolsa Família.

Na média das 22 regiões metropolitanas, os 40% mais pobres perderam 32,1% da renda, os 50% na faixa intermediária perderam 5,6% e os 10% mais ricos perderam apenas 3,2% da renda, segundo o jornal Folha de SP.

Mesmo que a pandemia de Covid-19 tenha afetado em algum modo a renda dos mais riscos, em 9 regiões metropolitanas como Manaus, Belém, Rio de Janeiro e Florianópolis eles ainda ficaram mais ricos.

As capitais que mais sofreram com a pandemia foram Salvador, com uma queda de 57,4% na renda entre os mais pobres; João Pessoa, com queda de 50,6%; Rio de Janeiro, com perda de 47,6%; Teresina, com queda de 44,2% da renda.

*Informações, IstoÉ Dinheiro

Previdência Social