Desemprego aumenta e rendimento dos trabalhadores cai, diz estudo

Dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostram que o desemprego aumentou e o rendimento dos trabalhadores diminuiu.  Esse comportamento é resultante do processo recessivo em que se encontra a economia brasileira, também refletido no Produto Interno Bruto (PIB).

O PIB teve variação negativa de 0,3% na comparação entre o primeiro trimestre de 2016 e o quarto trimestre de 2015. Foi o quinto trimestre seguido de contração.

Na comparação do primeiro trimestre de 2016 com os três meses iniciais de 2015, houve queda generalizada em vários setores da economia, a agropecuária teve retração de 3,7%; a indústria de transformação caiu 10,5%; a construção 6,2%; a indústria extrativa mineral retraiu 9,6%; os serviços apresentaram contração de 3,7% e o comércio de 10,7%.

Pelo quinto trimestre seguido, todos os componentes das demandas internas tiveram resultado negativo. A despesa de consumo das famílias diminuiu 6,3%, resultado explicado pela deterioração dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda ao longo do período.

Para mais informações acesse:
http://www.dieese.org.br/boletimdeconjuntura/2016/boletimConjuntura007.pdf

Previdência Social