Desemprego atinge quase 12 milhões de trabalhadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem, números que mostram a taxa de desemprego de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

De acordo com os dados, o desemprego no Brasil acelerou para 11,6% no trimestre encerrado em julho. A taxa é a maior da série iniciada em 2012. Um ano antes, a taxa havia ficado em 8,6%. No trimestre encerrado em abril de 2016, que serve como base de comparação, o desemprego já estava em 11,2%.

O número de desempregados também é a maior da série do IBGE e subiu para 11,8% o número de pessoas. Uma alta de 3% ao se comparar com o trimestre encerrado em abril desse ano, quando os que procuravam por emprego somavam 11,4 milhões de pessoas.

Em relação ao número de empregados com carteira assinada, a soma ficou em 34,3 milhões e não apresentou variação estatisticamente significativa em comparação com o trimestre de fevereiro e abril de 2016. No entanto, frente ao trimestre de maio a julho de 2015, houve queda de 3,9%, correspondente a uma perda de 1,4 milhão de pessoas com carteira assinada.

 

Previdência Social