Desemprego atinge 11,4 milhões trabalhadores

O desemprego no Brasil atingiu em média 11,2 % no trimestre encerrado em maio. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi bem acima do registrado no mesmo período do ano passado (8,1%), como a pior taxa da série histórica da pesquisa iniciada em 2012.

A população desempregada é de 11,4 mi de pessoas ou 1,1 mi de pessoas a mais que o trimestre encerrado em fevereiro e 3,3 mi de pessoas a mais que no trimestre encerrado em maio de 2015.

Já os empregos com carteira assinada no setor privado apresentaram quedas de 1,2% em relação a fevereiro e de 4,2% na comparação com maio do ano passado.  Ainda de acordo com os dados do IBGE, houve um crescimento de 1,8% de pessoas empregadas nas áreas de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

Em contra partida, comparando com maio de 2015, houve um recuo de -10,7% de trabalhadores da indústria geral e uma queda de -8,6% em informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

 

Previdência Social