Desemprego atinge 11,4 milhões de trabalhadores

Karolina Oliveira

O desemprego no Brasil atingiu o percentual de 11,2 no trimestre encerrado em maio. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi bem acima do registrado no mesmo período do ano passado, que alcançou 8,1%, considerado com a pior taxa da série histórica dessa pesquisa, iniciada em 2012.

De acordo com o levantamento, a população desempregada é de aproximadamente 11,4 milhões de pessoas em todo o país, o que corresponde 1,1 milhão de pessoas a mais do que o trimestre encerrado em fevereiro. No início do ano a soma atingiu 3,3 milhões de pessoas a mais do que o trimestre encerrado em maio anterior.

Já os empregos com carteira assinada no setor privado apresentaram quedas de 1,2% em relação a fevereiro e de 4,2% na comparação com maio do ano passado. Ainda de acordo com os dados do IBGE, houve um crescimento de 1,8% de trabalhadores empregados nas áreas de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

Em contrapartida, comparando com o mesmo período de 2015, é possível observar um recuo de 10,7% de trabalhadores da indústria geral, e ainda uma queda de 8,6% em informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

 

 

 

 

Previdência Social