Deputados querem Previdência mais dura para políticos

Liderado pelo deputado federal Kim Kataguiri (Democratas), um grupo de deputados federais estuda acrescentar na reforma da Previdência, através de uma Emenda, um endurecimento das regras para políticos. O texto apresentado pela equipe econômica de Jair Bolsonaro (PSL) prevê a extinção do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC), mas apenas para os deputados e senadores do futuro. Aqueles que já contribuem com o plano poderão se aposentar pelo sistema.

A ideia do grupo de Kim é que apenas os que já cumprirem o requisito ainda estejam aptos a pedir o benefício (que hoje são 60 anos de idade e 35 de contribuição). Os demais parlamentares, mesmo os que já contribuem com o plano hoje, passariam ao regime geral do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) já quando a reforma for aprovada.

Outra mudança que desejam incluir é com relação ao “pedágio” da transição: pela proposta do governo, quem for se aposentar a partir da aprovação da reforma terão que cumprir, além da idade mínima, um período igual aos dos trabalhadores da iniciativa privada, hoje a Previdência prevê um pedágio de 30% para os políticos e 50% para os trabalhadores.     

Previdência Social