Deputados e Senadores eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1°)

Nesta quarta-feira, o Congresso Nacional empossará os 513 deputados federais e 27 senadores eleitos nas eleições gerais de outubro de 2022. Após a posse dos parlamentares, será realizada a eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; as mesas serão responsáveis por dirigir os trabalhos legislativos e serviços administrativos das Casas.

Na Câmara, os deputados tomarão posse às 10h (horário de Brasília), no plenário Ulysses Guimarães. A eleição do novo presidente da Câmara e da mesa diretora para o biênio 2023/2024 será à tarde, às 16h30. No Senado, os novos congressistas ocuparão um terço das vagas de 81 senadores – a posse será no plenário, às 15h. Os mandatos são de oito anos, até fevereiro de 2031. A eleição da mesa diretora também será às 15h, com a votação para a presidência às 16h.

A retomada dos trabalhos contará com um grande reforço na segurança, com o objetivo de evitar cenários semelhantes aos dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro. A Esplanada dos Ministérios está fechada para o trânsito de veículos, com acesso permitido apenas para servidores, autoridades e convidados. A região será monitorada pelas forças de segurança do Distrito Federal.

*Com informações da Agência Brasil

Previdência Social