Depois da Reforma da Previdência, trabalhadores levam 2,8 anos a mais para se aposentar

Depois que a reforma da Previdência entrou em vigor, através da EMC 103/2019, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão levando, em média, 2,8 anos a mais para conseguir se aposentar. O acréscimo é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos).

Os dados foram divulgados em um estudo do então Ministério do Trabalho e Previdência sob a gestão do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL). De acordo com os resultados, a idade média de aposentadoria dos homens passou de 58,7 para 62,2 anos entre 2019 e 2021. Entre as mulheres, o patamar passou de 57,3 para 59,3 anos.

O crescimento das faixas etárias tem ligação com uma das mudanças centrais da reforma da Previdência: a fixação de idades mínimas de aposentadoria em 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

A mudança passou a valer para novos trabalhadores, mas quem já estava no mercado de trabalho precisa seguir uma das quatro diferentes regras de transição. Todas elas impõem algum tipo de pedágio, embora o beneficiário possa escolher aquela que for mais favorável.

*Com informações da Folha de SP.

Previdência Social