Demissões devem chegar a 230 mil

A Confederação Nacional do Comércio (CNC), prevê que nesse ano o saldo de trabalhadores admitidos e demitidos deve ficar negativo em 230 mil postos. O que representa uma retração de 3%, sendo o pior resultado em mais de uma década.

A análise da Confederação sobre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram uma redução no saldo entre admitidos e demitidos no setor varejo: foram 15,2 mil postos de trabalho perdidos em julho, ante 27,9 mil vagas fechadas em junho. Além disso a quantidade de trabalhadores demitidos no setor foi a menor desde novembro de 2009 chegando a 239,5 mil.

Segundo o economista da Confederação, Fabio Bentes, a recuperação das contratações só vai se recuperar quando os fatores que afetam o consumo, se combinarem de forma mais favorável. “A confiança do comércio tem aumentado nos últimos meses, mas ela ainda evidencia um pessimismo no setor. Essa confiança é o principal obstáculo à retomada das contratações e só vai se recuperar realmente quando os fatores que afetam o consumo, como o acesso ao crédito, por exemplo, se combinarem de forma mais favorável”, destaca.

 

Previdência Social