Déficit com pensão de militares deve ter queda, diz Ministério

Informações do Ministério da Defesa, divulgadas por meio de sua assessoria de imprensa, aponta que o déficit do governo com a pensão dos militares deve registrar “redução significativa” com a cobrança de contribuição previdenciária das pensionistas, alunos de escolas de formação e de cabos e soldados e o aumento da alíquota dos atuais 7,5% para 10,5%.

As medidas constam de proposta de mudança nas regras de “aposentadoria” das Forças Armadas. Ainda segundo o Ministério a previsão é a de que ocorra um aumento de 150% das receitas e, dessa forma, a projeção de déficit seria reduzida a menos de 5% do total da despesa estimada para 2023. Não foi informado, porém, qual a projeção da despesa em quatro anos.

O ministério explicou que o gasto é pressionado pelo pagamento de pensão especial de anistiados e de ex-combatentes, que não contribuem. Somente essa rubrica custou R$ 2,6 bi no ano passado. Pelo lado da receita, há uma perda de R$ 940 mil de arrecadação devido ao desconto de 30% da Desvinculação de Receita da União (DRU).

 

Previdência Social