Decisões judiciais sobre benefícios do INSS passarão a ser cumpridas automaticamente a partir de outubro

As decisões judiciais sobre benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passarão a ser cumpridas de forma automática a partir de 1º de outubro. Isso significa que, a ferramenta tecnológica que integra os sistemas do INSS e da Justiça, as demandas judiciais relativas à implantação de benefícios serão atendidas imediatamente.

A nova forma de atendimento vale para os Benefícios de Prestação Continuada ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (BCPs) e para o Benefício por Incapacidade Permanente de segurado especial. A expectativa é de que a implantação de benefícios aconteça em cerca de um minuto, com informação instantânea nos autos para ciência de magistrados, advogados e autores.

“O objetivo é garantir que o cumprimento de ordens judiciais seja célere e efetivo, a partir da integração entre sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do INSS. A automatização permite ainda que os servidores atuem em outras tarefas, otimizando a força de trabalho do Instituto e agilizando o reconhecimento de direitos”, afirma o instituto em nota.

O novo modelo também tem o objetivo da automatização das comunicações judiciais e o consumo automático do dossiê médico e previdenciário, aperfeiçoando a troca de informações entre o instituto e o Poder Judiciário.

*Com informações do portal de notícias R7.

Previdência Social