Dados revelam queda no reajuste de planos coletivos e crescimento na oferta de planos individuais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou dois painéis dinâmicos com dados do setor de planos de saúde: o painel de Reajuste de Planos Coletivos, com informações até maio de 2024, e o painel de Precificação, com dados até junho deste ano. No painel de Reajuste de Planos Coletivos, observa-se que o reajuste médio aplicado aos contratos coletivos de assistência médica foi de 13,80%, uma leve redução em comparação aos 14,25% de 2023. O painel de Precificação mostra um aumento de 4,1% na média de planos comercializados por município, com crescimento de 7,1% na oferta de planos individuais, em relação a junho do ano passado. Esta é a primeira vez nos últimos cinco anos que há uma ampliação na quantidade de planos individuais ofertados por município.

“As informações desses dois painéis nos trazem perspectivas do setor. Essas ferramentas disponibilizadas pela Agência permitem que o consumidor acompanhe importantes dados da saúde suplementar e tome suas decisões de forma mais embasada e consciente. Para algo tão importante como a contratação de um plano é fundamental que tenhamos essas informações”, destaca o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

Os painéis são interativos e permitem análises detalhadas. O Painel de Reajustes de Planos Coletivos permite avaliar planos médico-hospitalares e odontológicos por operadora, porte, modalidade e tipo de contratação, com dados desde 2014. O Painel de Precificação oferece filtros dinâmicos, como tipo de contratação, segmentação assistencial, modalidade e porte da operadora, além de informações sobre franquia ou coparticipação, cobrindo os últimos cinco anos.

Previdência Social