Cuide do seu coração com dicas da Anasps

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a hipertensão afeta cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Considerada silenciosa por não ter sintomas, é também um importante fator de risco para outras doenças, como infartos e acidentes vasculares cerebrais.

Consequentemente, os números apontam a necessidade de cuidar bem do nosso coração. A Anasps separou algumas dicas benéficas para você. Veja agora, e pratique-as para ter um coração saudável.

Diminua o sal

O uso do sal em excesso proporciona o aumento da pressão, além de ser causa importante para outras doenças do sistema cardiovascular. 

Não se estresse

O estresse emocional aumenta os níveis de pressão e é um fator de risco de doenças cardíacas.

Faça atividade física

Quando você faz exercícios com frequência, o coração trabalha com mais eficiência. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. 

Não fume

Se você fuma, corre um risco no mínimo, 3 vezes mais de sofrer um infarto agudo do miocárdio em relação a pessoas que não fumam. 

Cuide do seu peso

A obesidade aumenta o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas ao coração. Isso porque ela causa uma série de alterações no metabolismo e favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Alimente-se bem

Dê preferência a uma alimentação balanceada, evitando o sódio, gorduras trans e saturadas. Alimentos com fibras, antioxidantes, aliados à prática de exercícios são fundamentais para a saúde do seu coração e do seu corpo como um todo.

Cheque sempre a pressão

Medir a pressão arterial é a maneira mais fácil de detectar a hipertensão. Pessoas de todas as idades devem verificar os níveis, pelo menos, uma vez ao ano. O diagnóstico precoce é importante para o controle da doença.

Cuide do colesterol

Ele é um dos principais fatores de risco para o coração, pois pode causar acúmulo de gordura nas artérias dificultando a passagem do sangue pelo corpo. 

Durma bem

Quem dorme menos de cinco horas por dia têm 30% a mais de risco de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que dormem oito horas. Não dormir bem resulta na compressão dos vasos sanguíneos e no aumento da pressão arterial.

Cuide da saúde bucal

Pesquisas mostram que bactérias provenientes da má higiene bucal podem entrar na corrente sanguínea e chegar até o coração.

*Com informações, Boa Vontade.Com

Previdência Social