Crescimento de benefícios concedidos pelo INSS

65% desse aumento se refere à auxílio-doença

Um levantamento realizado pelo Departamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Estado do Piauí, apontou que houve um aumento no número de benefícios concedidos nos primeiros seis meses de 2016.

De acordo com a pesquisa, cerca de 65% dos benefícios são auxílio-doença. O levantamento destacou que no Piauí há cerca de 630 mil segurados, o que corresponde a um gasto de R$ 460 mi por mês.

Segundo o gerente executivo do INSS no Estado, Carlos Viana, existe um crescimento superior a 10% no número de benefícios. “De janeiro a julho deste ano, foram concedidos 47.500 benefícios, o que representa algo em torno de R$ 47 mil. Essa é a média anual que temos observado ao longo dos últimos anos. A cada ano, o incremento é de 7% a 10% dos benefícios pagos pelo instituto”, afirmou Viana.

O gerente executivo explicou que esse aumento, se deve ao crescimento da população e ressaltou também que os benefícios concedidos pelo INSS são monitorados para evitar fraudes.

O que é o auxílio-doença:

De acordo com o Ministério da Previdência Social (MPS), o auxílio-doença é um benefício concedido ao segurado que apresentar no momento da perícia uma incapacidade total e temporária à realização de atividade laboral.

De acordo com as novas regras, o valor do benefício não poderá exceder a média das 12 últimas contribuições; a empresa terá que pagar ao empregado o salário integral durante os primeiros 30 dias de afastamento. Pela nova regra, o trabalhador só necessitará ser atendido pela perícia médica do INSS a partir do 31º dia; como ainda, poderá ocorrer a previsão de convênios sob a supervisão do INSS com empresas que possuem serviços médicos, órgãos e entidades públicas.

 

Previdência Social