Cresce tempo de espera por benefícios no INSS

Dados oficiais da Secretária da Previdência do governo, revelam que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem demorado em média, quase dois meses para conceder aposentadorias, pensões e auxílios.

Quem solicitou algum benefício em dezembro de 2018 esperou, em média, 50 dias para consegui-lo. Agora, precisaria de 58. Porém, especialistas alegam que a conta é bem diferente e que a média deve ultrapassar os 100 dias.

Os mais prejudicados são das regiões Norte e Nordeste. Em alguns estados, o tempo mais que dobra. Como o caso do Acre, onde a média era de 23 dias e passou para 68 dias, uma espera praticamente três vezes maior do que um ano atrás. O recorde continua sendo de Sergipe, com média de 114 dias, um mês a mais do que os 83 dias registrados no fim de 2017.

O INSS confirmou que a demanda tem aumentado pela melhora nos canais de acesso ao sistema, com o INSS Digital, e também citou os acordos de cooperação feitos com entidades de classe e prefeituras. “Com isso, o segurado consegue encaminhar sua demanda com mais facilidade”, explicou o órgão. Também garantiu que tem feito um “esforço concentrado” para agilizar a análise dos requerimentos. Também pontuou que, “em muitos casos, as pendências não são do INSS, mas do próprio segurado, como falta de documentos, falta de comprovação de tempo para aposentadoria, entre outros”.    

Previdência Social