Crefisa e Mercantil ficam responsáveis pela folha de pagamento do INSS sem alteração nas regras do consignado

A Crefisa e o Banco Mercantil assumem a gestão da folha de pagamento do INSS de 2025 a 2029 para novos beneficiários, após vencerem o leilão realizado em outubro. Contudo, uma decisão judicial suspendeu a regra que concedia preferência a esses bancos para a oferta de crédito consignado no período de 90 dias após a concessão do benefício.

O TRF-1 atendeu a um pedido da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), que contestou a exclusividade do crédito consignado para os bancos vencedores do leilão, alegando violação das normas de concorrência. O INSS segue a decisão judicial, mas informou que, se a liminar for derrubada, os bancos vencedores terão o direito de oferecer o crédito exclusivo por 90 dias.

O leilão da folha de pagamento foi estruturado para arrecadar cerca de R$ 15 bilhões, organizando a preferência das instituições financeiras para o pagamento dos benefícios. O novo modelo afeta apenas as aposentadorias concedidas a partir de janeiro de 2025.

O crédito consignado, com desconto direto na aposentadoria, permite que até 45% da renda seja comprometida, sendo 35% para empréstimos pessoais, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício.

Previdência Social