Covid-19: Tem asma ou DPOC? Saiba como se proteger

Anasps informa: médicos recomendam cuidados com higiene e distanciamento social

 

Em tempos de Covid-19, pacientes com quadros respiratórios graves, como asma, bronquite e demais doenças pulmonares, devem ter o cuidado redobrado.

Quem tem uma das doenças que afeta a saúde do sistema respiratório tem o mesmo risco que a população em geral de contrair a infecção causada pelo novo coronavírus. No entanto, esse grupo tem maior chance de desenvolver uma forma mais grave da doença. Em alguns casos, o paciente poderá precisar de internação para receber os cuidados necessários.

A Associação francesa Asma & Alergias, aponta os riscos que os asmáticos enfrentam diante da pandemia. As recomendações dos pneumologistas da associação negam que os medicamentos à base de cortisona devam ser evitados para reduzir o risco de uma infecção grave por coronavírus, informação que tem circulado amplamente nos últimos tempos. 

Ainda não existe vacina específica para o combate da doença. No entanto, medidas simples feitas no dia a dia, podem ajudar a manter a distância da contaminação.

As orientações do Ministério da Saúde são:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas;

– evitar contato próximo com pessoas doentes;

– ficar em casa quando estiver doente;

– cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogá-lo no lixo;

– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Cuide-se! Prevenir ainda é o melhor remédio.

Previdência Social