Covid-19: Efeitos da pandemia nas questões financeiras

A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, vem impactando de diversas formas a vida do brasileiro, principalmente, financeiramente. A pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box aponta que, a pandemia causou descontrole financeiro para quatro em cada dez pessoas no Brasil, e houve uma queda no número de brasileiros que conseguem pagar suas contas em dia.

Houve queda de 5 pontos percentuais no número de pessoas que conseguiam pagar as contas no vencimento e uma alta de 7 pontos percentuais na priorização de quais contas pagar dentro do prazo, durante a pandemia, sendo que a busca por um equilíbrio mínimo nas finanças veio do corte de gastos. Esse ano, os serviços de assinaturas viraram essenciais, com o alto índice de pagamentos em dia, devido à recorrência. Já os cartões de crédito, ao contrário do ano passado, aparecem em terceiro lugar, com 74% dos pagamentos em dia.

A pesquisa mostra que existe um público-alvo que foi mais impactado pela pandemia. Mulheres e pessoas das classes C, D e E foram as mais afetadas pela crise não só nas questões financeiras. O desemprego e o endividamento trouxeram impactos no comportamento e nas emoções, como insônia e dificuldades para dormir (73%), além da concentração na execução de tarefas diárias (69%).

O estudo deixa em evidência que a alta de mais de 50% nos gastos consumiu as reservas dos brasileiros que tinham dinheiro guardado. Muitos dos brasileiros tiveram que usar as reservas financeiras para pagar as contas básicas de água, luz e gás.

Apesar de ser um momento atípico, é preciso se mostrar otimista em relação à recuperação. Fazer um planejamento financeiro pode ser eficaz neste momento, para organizar as ações para alcançar metas financeiras e, assim, começar a quitar dívidas, pagar as contas em dia, comprar uma casa, carro ou multiplicar seu patrimônio.

Para ter controle financeiro, o ideal é ser específico e determinar uma quantidade certa. Especialistas falam que o certo é você economizar 20% dos seus ganhos para investir em objetivos futuros. Então, faça as contas e descubra quanto você consegue abrir mão todos os meses até alcançar seu objetivo. Se você tem um valor fixo para economizar por mês, uma ótima sugestão é já descontar aquele dinheiro e fingir que ele não existe, até você atingir uma meta.

Não tem como guardar dinheiro sem parar de gastar um pouco. Avalie quais são as compras que você tem feito por impulso e sem necessidade. E, principalmente, nos seus gastos fixos. Anote quais são seus gastos para saber o que você está gastando sem necessidade. Existem vários aplicativos que também podem te ajudar com isso.

*Fonte: R7, Embracon

Previdência Social